quinta-feira, 24 de março de 2011

Entrevista do Nóvoa

Parece ser urgente, considerando a formação do homem deste tempo histórico, a mudança na comunicação entre os diversos atores envolvidos na trama educativa. Por isso esta comunicação com os TICs contribuirá para a efetiva participação do estudante na produção/emissão da mensagem elaborada.
A inovação tecnológica pode ser concebida como processo de permuta contínua das funções de emissão e recepção comunicativa e, ainda, como possibilidade do usuário participar ativamente, interferindo no processo com ações, reações tornando-se receptor e emissor de mensagens que ganham plasticidade, permitindo sua transformação imediata, criando novos caminhos, novas trilhas, novas cartografias, valendo-se, para isso, dos desejos dos sujeitos.
O uso destas tecnologias representa uma nova etapa na evolução da relação homem-máquina e também nas interações humanas; pois os mesmos interagem com seus semelhantes, estes, como seres sociais, estão permanentemente envolvidos numa teia de relações que desempenham um papel estruturante nos campos cognitivo e social. Por isso a educação tende a ganhar em qualidade com as mudanças na comunicação potencializada pelas TICs.
O alicerce, de quase todas as áreas do conhecimento, é dotado de uma arquitetura que permite desenvolver os níveis cognitivos e criativos, ler e interpretar o domínio das TICs, mas é claro que qualquer invenção ou descoberta, em qualquer área acontece pela combinação de idéias algumas das quais podem ser férteis. É necessário construir numerosas possibilidades de combinações, e encontrar dentre elas as que podem ser proveitosas.
Quando se busca uma nova alternativa, o educador deixa de lado as características de portador do conhecimento e passa a ser um investigador da realidade do educando e, a partir daí, se estabelece processos de contínua aprendizagem, despertando o interesse e a participação do educando, para que ele discuta hipóteses e construa o seu próprio conceito, tornando-se elaborador e participante ativo do conhecimento.
Prover as condições e os meios pelos quais os educandos assimilam ativamente o conhecimento constroem habilidades,atitudes e convicções para aplicar ao meio em que vivem.
A importância de novos métodos e técnicas se deve ao fato de que os educandos irão perceber seu potencial, irão abrir novos caminhos e irão sentir-se encorajados para buscar o entendimento de novos conhecimentos científicos.
Necessitamos construir condições para uma inter-relação mais efetiva entre teoria e prática no processo formativo/educativo. Adquirir experiências didático-pedagógicas, construir propostas que contribuam para a superação do paradigma histórico da educação.

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