terça-feira, 26 de abril de 2011

A experiência de navegar livremente

A internet nos dá uma sensação de poder, estamos acostumados a raciocinar de maneira linear, lógica, quer dizer ou é isto ou aquilo. Mas, quando navego à deriva, consigo ver imagens em tempo real, consultar bibliotecas, ouvir músicas, assistir vídeos, consultar saldo bancário, fazer trabalhos, conversar com amigos, me sinto no anonimato, gerenciando um monte de atividades, gerando uma diversificada quantidade de informação, a sensação é boa, deixa-me ansiosa na busca cada vez mais de independência. Mas tenho consciência que estou diante de uma máquina que me proporciona à busca, e gosto de direcionar a procura porque entendo que valores, sentimentos, contato físico isto a internet não possibilita e, sem isso a vida não tem sentido. Usar sim mas de modo adequado, ser crítico, não se deixar influenciar e nem ficar dependente dela.

webquest

O que é WebQuest?


A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.

O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.



Para ver uma webquest clique AQUI

 Webquest sobre reciclagem de lixo clique AQUI

terça-feira, 5 de abril de 2011

Fronteiras digitais

No contexto de transformação, a escola precisa se adaptar na perspectiva de formar cidadãos tornado viável o desenvolvimento de suas ações com todos os meios.
Não se pode pensar que incorporar as novas tecnologias na escola vai mudar o sistema de ensino, ou de que se está fazendo uma nova educação é preciso fazer com que a escola desenvolve o papel de transformadora,de modificadora dos mitos tradicionais,e passar a agir como integradora efetiva entre a educação e os meios, tornando-se presente e participante da construção do conhecimento por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa.

TV escola "De onde vem o açucar"

No programa TV escola, na disciplina de ciências, assistindo o vídeo “De onde vem o açúcar”, com duração de 0:04:09 min. O conteúdo repassado durante o vídeo acredito que possa ser assistido e trabalhado com alunos do 5º ano do Ensino fundamental. Dando ênfase a uma nova pesquisa para saber quais os benefícios e quais os problemas com o consumo exagerado do mesmo. Além de levantar questionamentos sobre a principal região produtora da cana de açúcar, e as formas como é feita a plantação, qual o tempo entre o plantio e a colheita e como é feita a colheita. O vídeo ainda esclarece sobre o processo de industrialização mas não deixa claro quanto tempo leva para se desenvolver esse processo de industrialização, vários são as atividades que podem ser desenvolvidas, mas a sugerida é que cada aluno busque o conhecimento através de novos questionamentos como os citados acima.

Apresentação E.E.B.Profª Cecília Lotin

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

As TICs parecem ampliar as possibilidades comunicativas entre os atores educacionais “educadores e educandos”, parece que estamos vivendo um momento histórico oportuno para a educação, que pode ganhar em qualidade com as mudanças na comunicação. O processo educativo estabelece comunicações interativas, e paralelamente máquinas cada vez mais contemplando a interatividade, nos obrigam a refletir sobre outras possibilidades que ultrapassam esse panorama de atraso tecnocultural da educação e investir na construção de novos espaços de aprendizagem. Com a passagem dos anos,as ações relacionadas à utilização das TICs não obtiveram significativas mudanças, sendo inseridas no contexto educacional sem alterar as velhas práticas e métodos de ensino.
A escola deve exercer um papel intenso, comprometida com os estudantes, na formação das novas competências vinculadas à perspectiva de mercado que domina hoje toda a sociedade. ( Ibidem, p. 25).
A plena utilização das TICs na escola pode contribuir para desencadear mudanças institucionais, no currículo e na relação entre educandos, educadores e pais. É imprescindível que os responsáveis pelas políticas educacionais se convençam de que não basta equipar as escolas com máquinas cada vez interativas. O aspecto fundamental está na formação dos educadores, os quais devem receber uma preparação adequada para à utilização consciente e crítica da tecnologia.