segunda-feira, 4 de abril de 2011

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

As TICs parecem ampliar as possibilidades comunicativas entre os atores educacionais “educadores e educandos”, parece que estamos vivendo um momento histórico oportuno para a educação, que pode ganhar em qualidade com as mudanças na comunicação. O processo educativo estabelece comunicações interativas, e paralelamente máquinas cada vez mais contemplando a interatividade, nos obrigam a refletir sobre outras possibilidades que ultrapassam esse panorama de atraso tecnocultural da educação e investir na construção de novos espaços de aprendizagem. Com a passagem dos anos,as ações relacionadas à utilização das TICs não obtiveram significativas mudanças, sendo inseridas no contexto educacional sem alterar as velhas práticas e métodos de ensino.
A escola deve exercer um papel intenso, comprometida com os estudantes, na formação das novas competências vinculadas à perspectiva de mercado que domina hoje toda a sociedade. ( Ibidem, p. 25).
A plena utilização das TICs na escola pode contribuir para desencadear mudanças institucionais, no currículo e na relação entre educandos, educadores e pais. É imprescindível que os responsáveis pelas políticas educacionais se convençam de que não basta equipar as escolas com máquinas cada vez interativas. O aspecto fundamental está na formação dos educadores, os quais devem receber uma preparação adequada para à utilização consciente e crítica da tecnologia.

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